Pensar Livre - Ribeirão Preto
Pensar Livre – Software e Cultura.
3º Dia:
Debate entre representantes dos projetos “Eletrocooperativa”, de Salvador-BA, “Linorg”, da USP de Ribeirão Preto-SP, “Overmundo”, do Rio de Janeiro/RJ e IDEPES, de São Paulo-SP..
Gilberto Monte – Eletrocooperativa.
A Eletrocooperativa é um projeto de inclusão musical com o objetivo de gerar renda/produtos. A seleção é feita com parceria da UFBA, que oferece treinamento de 6 meses em softwares livres. Na sede, os participantes têm aulas de computação e teoria musical. “A tecnologia é uma facilitadora, não finalidade. Computadores são como instrumentos musicais”.
Ao lidar com música, permeiam por assuntos transversais que levam a um sistema paralelo de capacitação, preparando mão de obra para a área de produção musical. Na “Gravadora Livre”, todos os setores de uma produção musical são geridos pelos participantes.
Os produtos gerados pela Gravadora são distribuídos de duas formas: um grupo de vendas (jovens de 16 a 24 anos) é responsável pela venda de CDs (a R$ 5,00) para disputar com o mercado pirata e permitir o acesso à cultura musical da população local; as músicas também são publicadas sob licença Creative Commons no Portal Eletrocooperativa, gerido pela empresa júnior da Empresa jr da UFBA e suporte da Philips e da FGV.
Produções:
- Rádio “Cão Dibelê”: assuntos locais, de jovens para jovens.
- Vídeo/DVD: Daniel Lisboa (“Figuraça”), materiais para VJs.
- Lucas Santanna.
- Re:Combo – recombo.art.br.
- Software Dynabolic.
Ali Faez – Linorg (USP, USPRP,USPSC,USPPiracicaba)
O Linorg surgiu no Instituto de Física da USP de São Paulo por iniciativa doProfº De Lyra, que disponibilizava em rede distribuições Linux e softwares livres. A função de Ali é a respeito de segurança de redes Linux.
Site: www.linorg.cirp.usp.br
Contato: aftaha@cirp.usp.br
Ricardo Felá – Overmundo
O Overmundo é um projeto criado por Hermano Viana que, interessado em redes de produção cultural, Creative Commons e Web 2.0, reuniu um representante de cada estado (dois, em São Paulo) para gerar conteúdo. Com patrocínio da Petrobrás (1 ano), o site foi oficialmente lançado no dia 10 de março de 2006, mas já contava com material. A partir do lançamento, o site recebe matérias de colaboradores não-oficiais: pessoas cadastradas que podem publicar no site.
Ao postar uma notícia, esta fica por 48 horas na “Fila de Edição”, onde será avaliada e, eventualmente, complementada/corrigida; a seguir, mais 48 horas na “Fila de Votação”, onde a matéria é votada e “ranqueada” para ser destaque no portal.
O projeto está em sua segunda fase: avaliar o grau de confiabilidades das informações. Para tal, conta com uma equipe de “edição” (no Rio de Janeiro). A pergunta é: qual o tipo de jornalismo a seguir? Interessa reproduzir o sistema de imprensa real no plano virtual?
A coordenação do Overmundo acredita que a rede se manterá por si só, no momento em que o patrocínio acabará e deixarão de existir os colaboradores oficiais.
Ralf e Márcio – IDEPES (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Softwares)
Grupo de usuários e desenvolvedores de softwares que se institucionalizaram para levar as idéias de software livre a uma discussão pública e formar mão de obra capacitada.
Criticam o modelo de software proprietário e o ensino na área da computação e informática (“clicadores de mouse” e analfabetismo digital).
Assuntos comentados:
- Softwares livres como meio de viabilizar a produção de conhecimento nacional e valorização do Capital Intelectual Humano.
- Sustentabilidade do Software Livre” e ofertas de trabalho para pessoas com conhecimento em softwares livres.
- Caso de Dmitry Sklyarov: criptógrafo russo, preso por violação de código-fonte de software proprietário (“Não use uma ferramenta que não funcione!”)
Eventos organizados pelo IDEPES:
- BSD Day;
- Code Breakers;
- Maratona HowTo (24 a 29/07);
- CONISLI (7 a 11/11, SESC Vila Mariana).
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home