P2P: Cultura Digital

Discussões, idéias, informações sobre Cultura Digital.

18.6.06

Game Cultura

Game Cultura
Texto tirado do site http://www.sescsp.org.br/

game_cultura: do local de jogo ao lugar do jogo
Ao pensar rápida e superficialmente em um jogo, de qualquer natureza, é praticamente impossível não chegar a idéias como sociabilidade, competição e colaboração. De fato, em nossas práticas cotidianas, a reunião em torno dos mais variados tipos de jogos demonstra, quase sempre, um anseio pelo reforço da identidade individual ou coletiva a partir de disputas ou de práticas colaborativas. Tal necessidade, que talvez possa ser encontrada imemorialmente na experiência humana, vem se reproduzindo continuamente e, como toda experiência social, vive intensamente os impactos das transformações tecnológicas dos últimos cinqüenta anos.Com a difusão dos jogos eletrônicos, seja nos antigos fliperamas, nos consoles domésticos, nos computadores pessoais ou na internet, um número cada vez maior de jovens e de adultos em todo o planeta se mobilizam, física e virtualmente, para viver personagens fantásticos e habitar universos flexíveis que de certa maneira questionam a experiência do cotidiano. E hoje, mais do nunca, o exercício do jogo é permeado por possibilidades técnicas que expandem o alcance de um lance ou de uma partida de forma nunca antes vista.Repositórios dessas possibilidades crescentes de relativizar as práticas e limitações do dia a dia, os jogos em rede se configuram como laboratórios de teste para novos formatos de representação individual, para observação de novos códigos de comportamento e de ética e, quem sabe, para o desenvolvimento de novas estratégias para produção e fruição de produtos culturais.Aos poucos, o local de jogo - a sala de casa, o clube ou a lan-house - torna-se apenas o espaço da presença física de milhares de atores que, espalhados ao redor do mundo, são projetados digitalmente em universos virtuais.Estes últimos - os lugares do jogo - devolvem aos indivíduos a liberdade básica de romper temporariamente com o universo doméstico e de mergulhar em mundos nos quais a liberdade de criação, a descoberta de novos limites, o direito ao protagonismo, a compreensão da alteridade e a busca de pares e de opostos, entre uma aventura e outra.Por isso o game_cultura “passa de fase“: abre as portas do SESC Pompéia para um cenário no qual jogadores e criadores de games, novatos ou experientes, bem como pais, educadores e pesquisadores acadêmicos poderão se encontrar e trocar experiências, fazendo do local de jogo um espaço real de trocas e dando aos jogos o seu lugar mais que devido.

INSCRIÇÕES
O game_cultura é festival de jogos eletrônicos passando de fase promove a Mostra_BR que tem como objetivo principal divulgar e fomentar a produção nacional de jogos eletrônicos.
Os jogos pré-selecionados entre os inscritos serão disponibilizados para serem jogados durante o evento que ocorre, no SESC Pompéia de 29 de junho a 06 de agosto de 2006.
A mostra tem caráter cultural sendo os jogos apenas submetidos a uma votação de júri popular, não existindo nenhum tipo de premiação, remuneração ou competitividade entre os selecionados.
Poderão inscrever-se na Mostra_BR, jogos independentes para computador ainda não comercializados e demos jogáveis produzidas a partir de 2002, feitos por desenvolvedores em território nacional.
Os trabalhos podem ser submetidos no formato CD-ROM ou DVD-ROM, contendo arquivos instaláveis eou executáveis com os jogosdemos. Os jogosdemos deverão ser executados sem a necessidade de outro software, além do sistema operacional e seus “plug-ins”. Os jogosdemos deverão ser compatíveis com sistema operacional Windows XP®.
Cada desenvolvedor poderá submeter mais de 1 (um) trabalho à seleção. Jogos com conteúdos publicitários, promocionais, sexo explícito ou que caracterizem qualquer tipo de preconceito, descriminação ou violência não serão aceitos.
O período de inscrição é de 15 a 25 de Junho de 2006, valendo a data de postagem. Inscrições feitas fora desse período serão desconsideradas.
As inscrições deverão ser feitas via Correios enviando:
- CD ou DVD contendo o gamedemo;- Breve currículo dos realizadores- Formulário de inscrição, impresso, preenchido e assinado.
PARA:SESC PompéiaA/C Equipe de Cultura Digital e Internet LivreRua Clélia, 93 Cep 05042-000Tel: 3871-7700 game_cultura@pompeia.sescsp.org.brwww.sescsp.org.br 0800 118220
Os detentores dos direitos dos trabalhos selecionados cedem o direito para que a mostra possa utilizar trechos e fotos de tela para difusão pela imprensa, para fins de divulgação.
O ato da inscrição implica na aceitação de todo o regulamento. Casos omissos serão decididos pela Comissão Especializada de Julgamento.
Os selecionados serão informados via email a partir do dia 30 de junho e posteriormente divulgados em nosso site [
www.sescsp.org.br ]

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home